Nidificação do garajau rosado alvo de ameaça
27-04-2010 17:49Um dos mais importantes locais de nidificação dos garajaus rosados em Portugal, no Ilhéu do Feno, na Terceira, encontra-se novamente ameaçado por roedores e gaivotas, estando já a decorrer uma campanha para preservar aquela área.
Os trabalhos para a erradicação dos ratos começaram esta semana, mas estão a ser dificultados pelo mau tempo, que dificulta o acesso ao ilhéu, tendo sido colocadas cerca de quatro dezenas de armadilhas.
O combate às gaivotas, que envolve a utilização de armas de fogo, está inviabilizado por já se encontrarem no ilhéu cerca de oito dezenas de garajaus rosados.
Por essa razão, as acções estão limitadas à destruição dos ninhos e à recolha dos ovos das gaivotas, de forma a afastar estas aves, que são predadoras dos ovos e das crias de garajau rosado, uma espécie rara e em perigo de extinção.
Os esforços que estão a ser desenvolvidos reflectem a importância dos Açores para os garajaus-rosados, já que o arquipélago alberga cerca de metade da população total desta ave na Europa.
No ano passado foi registada a nidificação de 1 198 casais nos Açores, dos quais 35 por cento na ilha das Flores.
Os estudos realizados em 2009 revelaram ainda um regresso significativo desta ave ao Ilhéu do Feno, onde nidificaram 263 casais.
Este regresso foi originado pelo sucesso do projecto de desratização que decorreu entre o Outono de 2006 e a primavera de 2007 e permitiu limpar uma área com 1,6 hectares nesta importante zona de nidificação.
O Ilhéu do Feno, que chegou a registar 350 casais, não acolheu nenhum garajau rosado em 2005 e 2006, mas está desde 2007 a recuperar a sua importância, agora novamente ameaçada por roedores e gaivotas.
O arquipélago dos Açores é a única zona do país onde existem garajaus rosados, uma espécie de ave que tem uma população estimada na Europa de cerca de seis mil indivíduos.
Estas aves estão referenciadas em colónias em Inglaterra, Irlanda, França e Portugal, onde estão registadas cerca de três dezenas de colónias nas nove ilhas açorianas.
O garajau rosado, também conhecido como andorinha-do-mar-rósea, deve o seu nome a uma tonalidade rosa no peito dos adultos reprodutores, que pesam cerca de 120 gramas e têm uma envergadura de cerca de 80 centímetros.
Estas aves, que se reproduzem entre Abril e Julho, alimentam-se principalmente de pequenos peixes, como o agulhão, chicharro e peixe-agulha.
———
Voltar