Rolas turcas em análise
27-04-2010 17:50
Na sequência do contacto feito pelo Reconquista, a Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente (EPNA) do Destacamento Territorial da GNR de Castelo Branco, deslocou-se à Rua Engenheiro Vaz da Silva, em Castelo Branco, onde estavam a aparecer mortas algumas das rolas turcas que ali existem numa espécie de colónia.
No local, os elementos da EPNA dialogaram com alguns populares residentes e efectuaram uma prospecção na área.
“No decorrer dessas averiguações, foram encontradas três rolas turcas mortas, sendo que uma delas se encontrava em local vedado e aparentava já estar morta há algum tempo pois, visualmente, encontrava-se seca e em avançado estado de putrefacção. As outras duas foram recolhidas com vista a apurar as causas da morte e se representavam perigo para a saúde pública”, refere a resposta da GNR.
O veterinário municipal de Castelo Branco foi informado da situação, tendo aconselhando a EPNA a encaminhar as aves para o Laboratório da Direcção Geral de Veterinária para serem analisadas. O veterinário informou ainda a EPNA que “se houver motivo para tal, esta será esclarecida dos resultados das análises e o médico fará a divulgação de medidas julgadas necessárias junto da população residente no local onde as rolas foram encontradas”.
Recorde-se que os moradores naquela rua, habituados que estão a conviver com as referidas aves, temem que possam estar a ser envenenadas, ou então que estejam a ser assoladas por alguma doença que lhes provoca a morte e que isso traga consequências para a saúde pública.
———
Voltar